domingo, 22 de fevereiro de 2009

De novo o Correio da Manhã


08 Janeiro 2009 - 00h30
Caixa de Reclamações

Estacionamento polémico em Oeiras

Na Lage, Oeiras, estão a ser levadas a cabo obras de recuperação da Estrada Lage-Mina.
Óptima iniciativa, não fosse o facto dos projectistas terem pensado construir um estacionamento exactamente no lado oposto às residências. Os próprios utilizadores do mesmo não o vão poder fazer… Ou melhor, vão mas terão de dar a volta a uma muralha de betão! Para um grupo de residentes relativamente envelhecido, não me parece ser uma opção muito respeitadora.
Sofia Costa, Oeiras

Resposta: A solução encontrada para o estacionamento era a possível uma vez que as habitações se encontram a uma cota diferente do arruamento. O muro proporcionará uma plataforma de estadia e de lazer e mais segurança (nomeadamente para as crianças) mas ficou também salvaguardado o acesso automóvel a garagens e/ou logradouros. Houve necessidade de demolir os muros que delimitavam os lotes (bem como algumas construções de génese ilegal). Os custos da sua reconstrução serão suportados pela autarquia.
Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Oeiras

Correio da Manhã

Deixo aqui um alerta enviado pelo amigo Bruno, referente a uma Lagense que vai enviando umas reclamações para o Correio da Manhã.
Já agora peço que reparem na data e no periodo de compromisso por parte da C.M.O.

O Correio da Manhã
12 Abril 2005 - 00h00

Caixa de Reclamações

Moradores na Lage pedem sinalização à Câmara de OeirasNa Lage, em Oeiras, existe uma rua de sentido único que funciona como saída do bairro. Junto à rede que limita a auto-estrada existe uma valeta com cerca de 50 cm de profundidade, feita pelas águas da chuva que aqui não têm escoamento e que criam um rio de lama que impede a passagem de pessoas e veículos. Quem não conhece bem este caminho não se apercebe da valeta e lá vai o carro! Já que a Câmara não resolve o problema, os moradores tentaram ajudar quem por aqui passa e colocaram uma tabuleta. É também frequente ver carros em sentido contrário e a fazerem uma curva perigosíssima.
Sofia Costa (Oeiras)
RESPOSTA: Até ao Verão vamos proceder ao alargamento da curva de forma a permitir uma melhor circulação dos autocarros de transporte públicos e veículos. A existência da valeta não era conhecida. Iremos aproveitar o facto de decorrerem obras para resolver esta situação. Para o próximo ano está prevista repavimentação da estrada e arranjos exteriores do bairro. Em relação à sinalização de sentido único, alguém terá retirado o sinal, uma que vez que a rua, há muito, está identificada como tendo sentido único. A Câmara irá proceder à colocação de um novo sinal. (Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Oeiras)

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Sessão de esclarecimento

Dia 12 de Fevereiro, dia da sessão de esclarecimento.
Foi já com um pequeno atraso que o Dr. Isaltino Morais e toda a sua comitiva, chegou ao Centro Cultural da Lage, por volta das 22:00h.
A sala estava cheia garantindo assim uma sessão participada o que veio a acontecer.
Após uma introdução feita pelo presidente da Câmara, seguiram-se as perguntas que foram sendo respondidas uma atrás de outra. Ficou patente o desagrado com que os moradores da Lage receberam o projecto de loteamento, não tanto pelo próprio projecto mas acima de tudo pela forma como o mesmo foi conduzido, levando á criação de boatos que levaram a um mau estar generalizado entre a população.
Segundo o que me foi dado a perceber os moradores ficaram satisfeitos com as explicações do presidente da Câmara, e também com a importância que a Câmara deu a este assunto, demonstrada com a comitiva presente e composta por Presidente, Vice-Presidente, dois vereadores e todo o DPE.
Vamos com certeza presenciar a partir de agora um maior cuidado no tratamento deste assunto, pois ficou mais que comprovado que a falta de clareza e até alguma transparência que desta vez não esteve presente, levou á criação de mal entendidos. Faltou apenas perceber com que intenção a informação não circulou como deveria ter circulado. Enfim esperam-se dias melhores para um assunto que não está encerrado.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

AINDA O PROCESSO DE LOTEAMENTO

Antes de publicar aqui a uma mensagem de um amigo e Lagense dos 4 costados preocupado com esta matéria, deixo aqui o resultado da votação que esteve disponivel no blog durante uns dias.

concorda com o projecto de loteamento da Zona A da Lage?
Sim - 9%
Não- 91%
Aqui fica na integra o texto que me foi enviado.

Assunto: Loteamento da zona A – AUGI - Lage.
O que Autarquia apresenta:
- Demolir casas com mais de 30/40 anos, ainda que muitas destas ao longo dos tempos tenham sido restauradas com a permissividade da Câmara Municipal de Oeiras.
- Demolir anexos, garagens, independentemente de alguns existirem com projecto aprovado e com licença de utilização, passada pela Autarquia, cujos moradores pagam o respectivo IMI.
- Menciona no artigo 11º do regulamento anexo ao referido projecto de loteamento que “ A demolição das construções… não confere ao respectivo titular direito a indemnização nem qualquer direito sobre o terreno onde a mesma se encontra implantada”.
Mais refere na memória descritiva (ponto 3.2.4 – Modo de intervenção), que as intervenções necessárias serão levadas a cabo em duas fases, a 1ª, no acerto do limite de alguns lotes e também na demolição das construções, sendo a 2ª fase para a reestruturação das infra-estruturas.

O QUE DIZEM OS MORADORES
- Não concordam com a solução apresentada pela CMO, ainda que se tratem de construções inseridas em malha urbana densa, foram feitas com muito sacrifício, fruto de uma vida de trabalho.
Muitas destas construções foram autorizadas nos inícios dos anos 60, pelo Presidente da Câmara de então, tendo a marcação dos terrenos onde foram edificadas, sido executado por um fiscal camarário de nome Manuel Marques.
De igual modo as construções na zona de terrenos, do benemérito Joaquim Dionísio Matias, para além de autorizadas por este, foram também erguidas com a permissividade da Câmara Municipal de Oeiras.

Convém relembrar que alguns destes moradores fizeram parte daqueles, que após o 25 de Abril de 74, por não existirem estradas de acesso, deitaram mãos à obra e escavaram montes e com o apoio da Autarquia, construíram duas estradas de acesso a esta terra e daí veio também a construção da ponte Vontade Popular.
Infelizmente, hoje apenas temos um único acesso.
Deste modo, contestam a forma como a Câmara Municipal de Oeiras, pretende levar a efeito, a reconversão desta zona e querem saber o que a Autarquia pretende fazer com os moradores das casas, que supostamente são para demolir, dado que para além de expressar no já referido regulamento, não haver lugar a quaisquer direitos, também não apresenta outra qualquer proposta justa a estes moradores.
Importa aqui referir que uma grande faixa destes municípes são de idade avançada e merecedora de cuidada atenção e ao ser apresentado um projecto com as condições anteriormente enunciadas revela alguma crueldade.
Relativamente aos anexos e garagens não concordam que não lhes assistam quaisquer direitos. Reafirma-se que há algumas construções licenciadas pela Câmara Municipal, das quais é pago o IMI, que reverte para a CMO.
Por outro lado, algumas destas construções inserem-se nos lotes a manter e ainda que não haja regulamento aprovado, idêntico ao em vigor para o Bº Auto-construção da Lage, aprovado em 07de Maio de 2007, pela Assembleia Municipal de Oeiras e publicado no DR – 2ª Série, nº 212, de 5 de Novembro, deverá ser também considerado estacionamento nos lotes, por uma questão de justiça e de igualdade.
Se as construções agora existentes forem demolidas os automóveis até aqui resguardados, ficarão na via pública e por razões óbvias daí advirão muitos inconvenientes.
Assim os moradores aqui presentes, dão a conhecer ao Srº Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, a posição dos visados neste projecto de loteamento, esperando que a Autarquia reconheça as preocupações destes munícipes e que impere, o bom senso a contento de todos.

Lage, Janeiro de 2009

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A SAIDA DA LAGE

Caros amigos, venho falar sobre um assunto que cada vez mais preocupa todos quantos aqui moram, falo da saída da Lage.
Quem aqui não reside, dificilmente acreditará que em hora de ponta o tempo para sair da Lage em direcção a Oeiras tem um tempo de espera médio próximo dos 2 minutos. Por outras palavras, torna-se mais fácil e rápido sair em direcção á Mina e dar a volta para trás. Devo acrescentar que para cumprir estes 2 minutos de espera, é necessário transgredir ao atravessar uma das faixas de rodagem e muitas vezes esperar por uma nova oportunidade no eixo da via, com todos os riscos que dai advêm.
Num encontro rápido com o Sr. Presidente da C.M.O, Dr. Isaltino Morais, foi-me confirmado que a obra de criação de uma rotunda á saída da Lage, está presa por um “fio” ou seja pelo concurso público para a sua realização. Esta é sem dúvida uma boa notícia para quem tem que atravessar todos os dias aquele martírio que veio dar prioridade automóvel a todos aqueles que nos cruzam a saída, deixando assim a que a única entrada e saída da localidade, que sempre foi manifestamente precária, seja agora ainda mais condicionada por que vem de outro concelho (Cascais). Vou acreditar………..VENHA DE LÁ ESSA ROTUNDA