domingo, 26 de julho de 2009

A Lage no Coração

Em viagem cibernética deparo-me constantemente com situações engraçadas, imagens que me fazem sorrir, mas num destes dias deparei-me com esta imagem que me despertou a atenção. Por isso resolvi partilha-la com todos de forma a poder-mos em conjunto fazer um exercício onde a utopia e a fantasia devem ser usadas e abusadas.

VAMOS LÁ…………

Antes de começarem, Peço-vos que se abstraiam das siglas partidárias assim como da verdadeira identidade dos políticos presentes na imagem.

Já agora srs. da CMO e da Junta de Freguesia, vejam bem, Lage escrita com G



A nossa Ribeira

Quando digo nossa, digo-o com a naturalidade de quem lhe deu o nome, e esse tudo indica terá sido dado por esta nossa localidade.

No foral de Oeiras no século XVIII, a denominação deste rio, variava conforme o local onde passava, e ao entrar em território de Oeiras, adquiria esse apelido, passando a chamar-se Rio de Oeiras.

Mas a verdade é que mais tarde passou a usar um novo apelido, fruto de um prolongado e feliz casamento entre o Rio e este lugar da Lage, nas duas formas compostas e anteriormente utilizadas, Lage de Baixo eLage de Cima.

A ribeira da Lage, hoje, não só é o suporte agrícola deste vale magnífico como também um paraíso de biodiversidade, onde a fauna tem a capacidade permanente de nos surpreender.

fonte de imagens:armindoalves.blogspot.com









sexta-feira, 24 de julho de 2009

A REUNIÃO QUE NÃO EXISTIU

Criada que foi a Associação de Moradores da Lage e como anteriormente publicitado, foi a mesma convidada para uma reunião que iria decorrer na sede da Junta de Freguesia em Porto Salvo, no dia 22-07-2009.

A referida reunião convocada, pela comissão de deputados da assembleia de freguesia, denominada comissão de acompanhamento do loteamento da Lage, teria como objectivo a troca de ideias sobre o referido loteamento.

No dia 22-07-2009, pelas 21:00h, lá estava em Porto Salvo, uma bem composta comitiva dos órgão sociais da Associação de Moradores, eis senão quando descobrem que afinal o presidente da comissão de acompanhamento, tinha desmarcado a reunião, sem no entanto informar os intervenientes (A.M. Lage).

Em jeito de conclusão, não houve reunião, não houve respeito, não houve consideração, em suma o baile começou com o pé errado, vai por isso ser difícil levar esta dança até ao fim.

sábado, 18 de julho de 2009

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

A Associação de moradores pede a seguinte divulgação:

  • A data de fundação oficial da fundação da Associação de Moradores é 13-07-2009
  • A Associação adoptou a sigla AML (associação de moradores da Lage)
  • Realizou a sua primeira reunião de direcção a 16-07-2009, no Centro Cultural da Lage
  • A direcção foi convidada e irá comparecer numa reunião a 22-07-2009, em Porto Salvo com a comissão de acompanhamento da assembleia de freguesia eleita para acompanhar o projecto de urbanização da Lage.
  • Foi crido o endereço de correio electronico moradores.lage@gmail.com disponivel para quem quiser enviar comentários, solicitar informações ou tiver duvidas.
  • Convoca-se de novo todos os moradores interessados em comparecer no Centro Cultural da Lage dia 30-07-2009,pelas 21:00h para uma assembleia geral extraordinária.


sexta-feira, 17 de julho de 2009

Porto Salvo em Festa

Mais uma vez cumpre-se a tradição e è levada a efeito as festas em honra de Nossa Senhora de Porto Salvo. Estas festas eram e desde que me lembro, motivo de atracão para as gentes da Lage.

È verdade que as relações entre as populações da Lage e de Porto Salvo, nunca primaram pela excelência, mas chegada a altura das festas as romarias começavam.

Mais tarde a Lage passou a pertencer á recentemente criada (1993) freguesia de Porto Salvo, então as coisas começaram-se a alterar, surgindo outra participação nestes eventos que para os Lagenses era uma novidade.

Em 1999, O Grupo de Folclore As Lavadeiras da Ribeira da Lage respondendo a uma solicitação da Junta de Freguesia, em particular da sua vogal da cultural, Célia Silva, apresentou uma proposta para a realização de um festival de folclore anual, com a denominação de FESTIVAL DE FOLCLORE DE PORTO SALVO. Intenção primária era trazer á Vila a cultura popular de diversas partes do nosso país, e assim se manteve por vários anos, com o êxito que muitos se devem recordar.

Tudo correu muito bem, até que o actual executivo resolveu aniquilar o referido festival, porque na opinião da junta o folclore não era espectáculo com público nas festas da Vila. Muito embora as evidências fossem contrárias, assim aconteceu.

Hoje vendo o que se passa nas festas de Porto Salvo, questiono-me, como foi tudo isto possível. Regredimos no tempo e caímos precisamente no período em que o estado era muito e mau. Foi retirada a iniciativa ás colectividades da freguesia, para ser substituída pelo poder autárquico que deve ter outras preocupações que não as festas. Mas se assim querem assim terão.

Aqui na Lage, pelo menos as que são realizadas, são-no pelas colectividades, intervenção oficial, só a pedido para apoio logístico. È verdade que não temos Toy ou Quim Barreiros a receber balúrdios, mas afinal não é disso que o povo gosta. E já agora, aqui na Lage sempre que há folclore o Centro Cultural está cheio, e aqui na Lage existem dois (2) grupos de folclore. Até nisto a freguesia devia ter orgulho, pois o movimento folclórico no concelho de Oeiras nasceu na Lage, e dos 6 grupos que existem no concelho, 4 são da freguesia de Porto salvo. Como é que é possível que uma freguesia que tem pelo menos 200 pessoas como elementos de folclore, pode não gostar da tradição popular. ENFIM……..

domingo, 12 de julho de 2009

A Lage passou a ser noticia

DIARIO DIGITAL

Câmara de Oeiras desiste de metade das demolições

A Câmara Oeiras desistiu de cerca de metade das demolições previstas no bairro de génese ilegal da Lage, Porto Salvo, depois de ter discutido o projecto de legalização com os moradores, disse à agência Lusa o vereador do urbanismo.

O projecto de Loteamento da Zona A (à beira da ribeira da Lage) da área urbana de génese ilegal (AUGI) da Lage, a que a Lusa teve acesso, previa que 14 dos 56 edifícios da área fossem demolidos devido a “condições de habitabilidade mínimas e/ou por estarem mal inseridos na malha urbana”.

Em Maio, os moradores da AUGI tinham ameaçado boicotar as eleições autárquicas se a autarquia não cedesse.

Em declarações à Lusa, o vereador do urbanismo e das AUGi, Emanuel Martins, disse que a Câmara Municipal de Oeiras recuou em algumas demolições, avançando que, vão ser demolidas “metade das 14", porque "em conversações com os moradores encontraram-se outras soluções”.

“O projecto foi alterado, porque já conta com contributos de moradores. Mesmo as preocupações dos moradores, que exigiam garantias da autarquia, foram contempladas: quem tiver que deixar habitações terá direito de preferência na habitação social e poderá haver uma comparticipação financeira em alguns casos”, explicou Emanuel Martins.

O vereador das AUGI lembrou que o projecto tem fases diferentes e que é necessário “começar o mais rapidamente possível” o loteamento da Zona A “para dar andamento às fases seguintes”.

Emanuel Martins salientou os casos em que “as moradias têm efectivamente de ir abaixo: há casos onde não há nem meio metro de separação entre as habitações, nem ruas para entrar uma ambulância”, sublinhando a necessidade de “dar garantias de saúde pública e de segurança”.

No próximo sábado, a autarquia inaugura os arranjos exteriores do Parque Urbano do bairro da Lage, envolvendo a criação de uma zona pavimentada entre o passeio e o limite dos lotes, a arborização e enquadramento paisagístico da área intervencionada e a instalação de equipamentos de lazer, num valor de 418 mil euros.

Diário Digital / Lusa

Noticias DN


DIÁRIO DE NOTICIAS

11-07-2009

Câmara desiste de metade das demolições na Lage

A Câmara de Oeiras desistiu de metade das demolições previstas no bairro de génese ilegal da Lage, Porto Salvo, depois de ter discutido o projecto de legalização com os moradores, disse o vereador da habitação social.

O projecto de Loteamento da Zona A (à beira da ribeira da Lage) da área urbana de génese ilegal (AUGI) da Lage, a que a Lusa teve acesso, previa que 14 dos 56 edifícios da área fossem demolidos devido a "condições de habitabilidade mínimas e/ou por estarem mal inseridos na malha urbana".

Em Maio, os moradores da AUGI tinham ameaçado boicotar as eleições autárquicas se a autarquia não cedesse em garantir habitação social ou indemnizações aos moradores que viam as suas casas demolidas. O vereador da habitação social e das AUGI, Emanuel Martins, disse que a câmara recuou em algumas demolições, avançando que vão ser demolidas "metade das 14", porque "em conversações com os moradores encontraram-se outras soluções".

Ontem, a autarquia inaugurou os arranjos exteriores do Parque Urbano do bairro da Lage, envolvendo a criação de uma zona pavimentada entre o passeio e o limite dos lotes, a arborização e enquadramento paisagístico da área intervencionada e a instalação de equipamentos de lazer, num valor de 418 mil euros.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O Blog de Porto salvo

Caros amigos, porque não resisti, vou transcrever o ultimo tópico do blog O Verdadeiro Porto salvo

Especial Eleições Autárquicas 2009

Eventos e mais informações em: Porto Salvo - Autárquicas 2009

QUINTA-FEIRA, 9 DE JULHO DE 2009

Lage...do 8 ao 80....

"Tem sido um trabalho paciente, gradual e progressivo, de forma a se conseguirem resolverem muitos problemas antigos. (...) Tem sido assim também no Bairro da Lage" , são estas as palavras de incentivo e esperança do presidente da CMO.

Este belo pafleto com cerca de 6 páginas chegou hoje à minha caixa de correio. Um belo encarte, uma impressão exclente e uma mensagem positiva por parte da CMO.

É interessante verificar as dictomias de 2 posts. Ora publicámos um onde mostrávamos uma Lage sem acesso ao século XXI ora mostramos uma Lage que está (e agora apenas uma achega aos nossos vizinhos do blog a LAGE) anos luz à frente de Porto Salvo.

Numa coisa os nossos vizinhos tem sorte, têm um Jardim, têm uma Casa das Letras, um Centro Cultural e vão contar ainda com uma igreja nova, uma unidade residencial, instalação do relvado sintético (em Porto Salvo aguarda-se aos anos pelo lançamento da 2ª pedra do complexo do Atlético), e obras de conservação dos balneários do campo de futebol.

Meus caros amigos, aproveitem....a LAGE anda em grande. Porto Salvo está longe de alcançar tais projectos.

Um grande bem haja!

Aqui deixo tambem alguns dos comentários feitos:


Blogger Makaveli disse...

O rapaz do Marketing da CMO trabalha bem, estou para ver o Livro que vai sair de Porto Salvo...

Será que contêm também Porto Salvo visto pelos habitantes como demonstrado num blogue da zona.

Outra pequena questão... Departamento de Projectos Especiais ... Arqº Alexandre Martins ...

...hummmm...

Já percebi o cartaz eu voto na minha familia...da IOMAF ...

9 de Julho de 2009 22:11

Anónimo Virgilio Reis disse...

Caros amigos
Muito aqui se poderia falar sobre as vantagens ou desvantagens da Lage em relação á sede da freguesia, mas o que nos leva á indignação, não é o facto de ter ou não ter, usando a referencia de Porto Salvo.
Vamos lá aqui recordar, quase tudo o que temos, foi conseguido á custa do “suor” destes habitantes, mas o mais grave é que a prevista reconversão que aqui é referida, conta com o desalojamento de muitos Lagenses para concretização deste objectivo. Se por um lado todos julgamos que a requalificação é não só necessária como obrigatória, a mesma não deve ser feita com o prejuízo de uma serie de famílias que aqui habitam há várias dezenas de anos. Digo prejuízo, porque o previsto segundo o vereador da habitação, todos os moradores serão realojados na Lage ou noutro local a definir.
Como se sentiria Porto Salvo, de lhe fosse proposto a demolição da zona antiga, com deslocação para outro local dos seus moradores, e ainda por cima sem quaisquer direitos e ainda sujeitos á renda da futura habitação.
Extraordinário.
Mas se é disto a que se referem quando dizem que a Lage está a anos-luz, estarão naturalmente correctos, muito mais á frente. Já vivemos num período em que os direitos das pessoas não são reconhecidos, em que a condição social é ignorada, em que se tira uma vida de trabalho a muitos idosos porque o Lagoas Parque não gosta da paisagem.
Invejam-nos por isto?
Pensei que fossem mais inteligentes.

Virgilio Reis

9 de Julho de 2009 22:47



sexta-feira, 3 de julho de 2009

Associação de Moradores

Foi ontem, dia 2 de Julho criada a Associação de Moradores da Lage.

Decorreu mais uma vez de forma exemplar a reunião agendada com a população para a sede do GRDRL.

Tal como fazia parte da ordem de trabalhos, foi a presenteada à população uma proposta de estatutos, assim como o valor de jóia e quotização a ser pago pelos futuros sócios. Foi também apresentado uma lista de nomes para ocupar os cargos sociais da Associação. Todos estes pontos foram aprovados, sendo os três primeiros por maioria e o ultimo por unanimidade.

A Associação ficou com sede provisória no Centro Cultural da Lage, local onde começará a reunir a partir de agora.