sexta-feira, 17 de julho de 2009

Porto Salvo em Festa

Mais uma vez cumpre-se a tradição e è levada a efeito as festas em honra de Nossa Senhora de Porto Salvo. Estas festas eram e desde que me lembro, motivo de atracão para as gentes da Lage.

È verdade que as relações entre as populações da Lage e de Porto Salvo, nunca primaram pela excelência, mas chegada a altura das festas as romarias começavam.

Mais tarde a Lage passou a pertencer á recentemente criada (1993) freguesia de Porto Salvo, então as coisas começaram-se a alterar, surgindo outra participação nestes eventos que para os Lagenses era uma novidade.

Em 1999, O Grupo de Folclore As Lavadeiras da Ribeira da Lage respondendo a uma solicitação da Junta de Freguesia, em particular da sua vogal da cultural, Célia Silva, apresentou uma proposta para a realização de um festival de folclore anual, com a denominação de FESTIVAL DE FOLCLORE DE PORTO SALVO. Intenção primária era trazer á Vila a cultura popular de diversas partes do nosso país, e assim se manteve por vários anos, com o êxito que muitos se devem recordar.

Tudo correu muito bem, até que o actual executivo resolveu aniquilar o referido festival, porque na opinião da junta o folclore não era espectáculo com público nas festas da Vila. Muito embora as evidências fossem contrárias, assim aconteceu.

Hoje vendo o que se passa nas festas de Porto Salvo, questiono-me, como foi tudo isto possível. Regredimos no tempo e caímos precisamente no período em que o estado era muito e mau. Foi retirada a iniciativa ás colectividades da freguesia, para ser substituída pelo poder autárquico que deve ter outras preocupações que não as festas. Mas se assim querem assim terão.

Aqui na Lage, pelo menos as que são realizadas, são-no pelas colectividades, intervenção oficial, só a pedido para apoio logístico. È verdade que não temos Toy ou Quim Barreiros a receber balúrdios, mas afinal não é disso que o povo gosta. E já agora, aqui na Lage sempre que há folclore o Centro Cultural está cheio, e aqui na Lage existem dois (2) grupos de folclore. Até nisto a freguesia devia ter orgulho, pois o movimento folclórico no concelho de Oeiras nasceu na Lage, e dos 6 grupos que existem no concelho, 4 são da freguesia de Porto salvo. Como é que é possível que uma freguesia que tem pelo menos 200 pessoas como elementos de folclore, pode não gostar da tradição popular. ENFIM……..

9 comentários:

  1. Aconteceu um pequeno problema com esta mensagem e com os comentários, por isso aparecerá alguma alteração nas datas. Tudo o resto espero que esteja como original.

    ResponderEliminar
  2. Makaveli disse...
    Infelizmente é o executivo que temos, só está a conseguir a desunião das pessoas.

    Quem vai aquela triste festa que outra hora contava com toda a população. Hoje ouvimos, agradecemos à Vogal X da Junta de Freguesia e Parabéns ao Bairro dos Navegantes e Rolas.

    Como tal eu questiono não seria melhor criar um novo Porto Salvo? Aparentemente este executivo encolheu Porto Salvo aos seus dois Bairros Sociais impingidos pela CMO.

    Talaide, Leião, Aldeia Do Meio, Bairro Auto-Construção, Vila-Fria, Lage, Casal das Chocas, Casal do Deserto...

    E o que mais preocupa é que esta gente vai votar neste executivo fraco, populista e incompetente.

    ResponderEliminar
  3. Eu julgo de forma oposta ao anterior comentador MAKAVELI.
    Ora vejamos, desde que entrou para o executivo da Junta a actual vogal da cultura, muitas foram as coisas que se desmitificaram e ganharam transparência.
    • Despachou toda a comissão de festas, pois para organizar e decidir bastava ela. (Democracia? Qual quê)
    • Passou a gastar mais dinheiro em gasóleo para os geradores da festa de Porto Salvo, que apoios às colectividades. (Para que servem as colectividades se a senhora não está lá)
    • Acaba com o festival de folclore de Porto Salvo, porque não gosta de folclore. (Afinal este é o seu condado, ela é que sabe)
    • Contracta constantemente a banda do seu filho para actuar nas festas, com o argumento que se tem que dar a mão aos jovens da terra. (Tem lógica, a Banda da Simps, os Grupos de Folclore, os Grupos de musica tradicional e bandas rock como os Estado de Espírito, que inclusive estiveram em todos os programas de televisão, provavelmente são espanhóis e velhos)
    Peço desculpa, queria continuar mas isto revolta-me os fígados. Por favor se essa senhora estiver de novo na lista candidata á junta de freguesia, vamos em força votar nela e fugir para outra freguesia.
    Um abraço

    Zeca

    ResponderEliminar
  4. Makaveli disse...
    Removi a mensagem.

    Não percebi o Sarcasmo.

    ResponderEliminar
  5. Caro Makaveli
    A ironia é uma das ferramentas para encarar esta situação com um sorriso nos lábios. É claro que partilho da sua opinião, e só disse aquilo porque vale mais rir que chorar.
    Espero ter sido claro. O povo que acorde a tempo, se não...........uuuuuuuuummmmmmmmmmm

    Zeca

    ResponderEliminar
  6. Claro que é Zeca li foi na vertical ...

    Infelizmente se as pessoas não acordarem, este executivo é reeleito.

    Ontem eram só pessoas dos Bairros Sociais, é que nestas festas ainda não vi ninguém de Porto Salvo.

    Enfim isto deixa uma pessoa triste.

    ResponderEliminar
  7. É pena que em face do grave problema que afectou a Lage (vamos a ver se independentemente de um recuo não volta) a preocupação dos comentadores seja apenas a festa.
    Eleições a quanto obrigas...

    ResponderEliminar
  8. Atenção, Atenção a IOMAF anda ai ...

    Propaganda a quanto obrigas...

    ResponderEliminar
  9. na lage a varias vergonhas iguismo das pessoas so pensam nelas veijam o beco do monte junto ao nr 5 kom tanto lugar vasio no parke pois levam os karros todos pr ali uma noite destas foi preciso os bonbeiros nao poderam passar com a maka pois nao passavam tiveram k trasaer a pessoa en brassos uma vergonha devia a policia ou alguem de direito ver essa vergonha de todas as noites

    ResponderEliminar