terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A não esquecer

Ainda o projecto de loteamento da zona A da Lage, que inicialmente gerou uma onda de choque como seria de esperar. Só não seria esperado por gente que não conhece a realidade de uma localidade como a Lage, composta por gente humilde que levou uma vida de sacrifícios para construir a sua habitação.
Lembrando que foi o então comendador Joaquim Matias, que doou os terrenos á C.M. de Oeiras, para que esta loteasse e permitisse assim que a população carenciada da Lage ai construísse a sua habitação.
É pena que durante tantos anos a autarquia nunca se mostrou preocupada com a dita “desorganizada” aldeia, e agora a coberto de uma suposta reorganização tende a espoliar os moradores do terreno onde viveram os últimos 40 anos.
É mais que justificável que aos olhos de quem sofre com tamanha ousadia tenda a julgar que os verdadeiros motivos para esta iniciática são na verdade outros e por sinal nada nobres, como a vertiginosa valorização dos terrenos da Lage, pois é importante não esquecer que a mui nobre vizinha Lagoas Park assim como a deslocação do centro de Oeiras para a zona do Oeiras Park, local onde a C.M.O. se começa a instalar, são motivos mais que suficientes para que estes terrenos comecem a valorizar de forma escandalosa.
Por tudo isto Lagenses, não devem agora baixar os braços, antes pelo contrário, devem lutar com a força com que lutaram para fazer aquilo que agora vos querem tirar. Não menos importante, é a necessidade de acordar para uma realidade que hoje está a afectar uma parte da localidade, mas que ao que parece irá em breve afectar toda Lage, por isso não cruzem os braços aqueles que não residem na zona A, amanha precisarão de solidariedade.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Loteamento Zona A

A pedido do amigo Carlos Nunes, aqui deixo uma informação enviada por ele, e que o próprio não publicou por dificuldades de inserção no blog anterior.

Bom Ano de 2009, para todos, os Lagenses. Aproveitando e na defesa do interesse dos moradores da Zona A desta localidade, informo que está em fase de discussão pública o Loteamento da Zona A (parte de baixo) da Lage, até ao próximo dia 15 de Janeiro. A consulta do referido processo pode ser feita entre as 8,30 e as 17,30 horas, na Divisão de Atendimento e Apoio Administrativo da Câmara Municipal de Oeiras, Edifício dos Paços do Concelho. Sugiro, aos moradores desta zona, que consultem o mencionado processo sob pena de mais tarde se arrependerem de o não terem feito. Relativamente aos comentários aqui expressos, concordo com os mesmos, porém sugiro que quando os façam não se escondam no anonimato, identifiquem-se, porque só deste modo poderemos fazer valer os nossos direitos enquanto cidadãos.

Cumprimentos, Carlos Nunes"
--Um abraço,

MUDANÇA DE SERVIDOR

Por razões alheias, perdeu-se toda a matéria deixada por todos em forma de escrita no blog anterior, neste momento apenas pode ser visualizada a primeira mensagem de 2009. Por esta razão resolvi mudar de local de alojamento deste blog, encontrando-se agora aqui em www.lugar-da-lage.blogspot.com.

Vou ao mesmo tempo tentar o outro a funcionar como reserva.

Desta vez vou-me preocupar em salvar todos os comentários feitos por vós.

Lage

ANO 2008

Chegamos ao fim de mais um ano e tudo ficou na mesma. Tudo não, quase tudo, porque algumas ficaram pior.
Ora vejamos, a rotunda do Casal do Mato, continua extraordinariamente decorada, é certo que é única no país (linda). A rua da Quinta mais um ano sem ver alcatrão, assim como o largo 1º de Maio, tem um pedaço que deve pertencer a outro concelho, se calhar é um convite aos moradores para plantarem umas couvinhas. O Acesso á Ponte Romana foi de forma atrevida fechado, parece que agora é propriedade privada, a Câmara Municipal olha para o lado. Uma passagem que há tantos anos serve as gentes da Lage, quer desaparecer agora.
Foi iniciado o futuro restaurante da enguia, debaixo da ponte da Lage já lá estão algumas mesas, é um principio (ah,ah,ah,ah!!!!). Foram demolidas algumas casas para servir de estacionamento particular, tem a sua piada, deve ser por causa da crise do imobiliário.
A Casa das Letras atravessou todo o ano de 2008 por abrir, e porquê? Pois não existe licença para a utilizar. VERDADE……. Não existe licença de construção, de utilização, nada, mesmo nada…..aaaaaaahhhhhhhhhhhhh pois é……………
A televisão, a maldita TV, por cabo ou outra qualquer, na Lage continua a não existir. NÃO EXISTIR NO SECULO XXI ? sim, na Lage nada.
Foi estabelecido um protocolo entre a C.M.O. e a TV-CABO para fornecimento de sinal de televisão a 300 fogos, mas passados cerca de 2 anos tudo continua na mesma, na mesma não pior. Durante a instalação da TV Cabo, as antenas das casas foram retiradas, acontece que hoje a TV Cabo funciona em semanas boas, 2 vezes por semana, ora quem não tem antena no telhado, não vê nada. Isto é excelente para uma população com grande quantidade de reformados cuja a grande companhia é a televisão. Por tudo isto surge a questão: se a TV CABO já demonstrou não ter nem capacidade nem qualidade para fornecer e assegurar um serviço mínimo, porque espera a C.M.O. para passar o protocolo para outra empresa?
Internet, outro grande problema. Para que possam imaginar, os tarifários oferecidos pela SAPO a qualquer cliente, não são aplicáveis aos moradores deste lugar. Cá alguns sortudos conseguem ter internet até 8 Megas, o restante não passa dos 6 megas, tarifário que já nem existe. Afinal estamos no Concelho da inovação, temos o ex-líbris da comunicação na nossa freguesia, sim senhora, o Tagus Parque, o expoente da comunicação fica na Freguesia de Porto Salvo.
Falta lembrar que mais nenhuma empresa pode usar as linhas da PT na Lage para fornecer internet, por isso Vodafone, Clix ou outra qualquer, se querem fornecer internet na Lage, devem criar a sua própria rede.
Mas já que a PT tomou conta da Lage e mais ninguém pode utilizar, esperei sinceramente que o MEO por cabo viesse a ser uma realidade, SSSUUURRRPPPRRREEESSSSAAA, nem pensar, na Lage só por satélite. Lindo.
A segurança tem melhorado a olhos vistos, a quando da mudança da GNR para a PSP, parecia que tudo ia ser diferente, mas caímos na mesma miséria. A PSP deve ter algum compromisso com a empresa de transportes, pois também não passa da rotunda da entrada da Lage. Pois esta é a única forma que tem de assegurar que quem pretende roubar um ou dois veículos durante a noite o pode fazer descansadamente.
Contentores com vida ou sem ela. Esta deve ser a localidade para onde são enviados os contentores do lixo mais velhos que existem na Câmara. Segundo o que é dado a conhecer, os contentores são sempre velhos e partidos. Não existem suportes para que os mesmos fiquem seguros, portanto quem vai despejar o lixo deve consultar primeiro a internet (lenta) para saber onde andam os contentores. A quantidade dos mesmos também é ridícula, por isso é normal ver grandes quantidades de lixo no chão em volta dos contentores, pois eles estão quase sempre cheios.
Fiscalização da limpeza de ruas. Os fiscais ou encarregados dessa área de limpeza, não sabem que a Lage existe ou então não fazem a mínima ideia das ruas que a localidade possui. A avaliar pela porcaria que se pode constantemente ver nas ruas, dá para tirar essas conclusões. Por exemplo á minha porta, tenho um contentor pequeno e meu, para todos os dias apanhar papeis e sacos que andam á solta na rua. Não tenho outro remédio, senão entram para dentro do quintal.
Passou-se mais um ano onde se deixou criar e aumentar o tormento das pessoas que vivem numa parte da Lage. Tudo graças á constante ameaça de que as suas casas vão ser demolidas. Será que estas pessoas não passaram já o suficiente para agora andarem a ser constantemente bombardeadas com este tipo de informação em forma de boato.
Parece que de facto é o que vai acontecer, mas a técnica é ir semeando o boato e dando algum tempo, para que alguns em desespero vão voluntariamente saindo e não se possam organizar de forma a tomar uma posição conjunta e assim bater o pé á autarquia, exigindo compensação justa e respeito devido por uma vida dedicada a um local.
Enfim, muito teria para escrever, mas ficará para outra oportunidade.
Desejo sinceramente a todos quantos lêem e participam neste blog, assim como a todos os moradores desta terra, que o ano 2009 seja pelo menos um pouquinho melhor.
E VAMOS TODOS GRITAR BEM ALTO, SEM MEDO E COM CONVICÇÃO, PARA QUE A CAMARA E A JUNTA DE FREGUESIA PERCEBAM QUE A LAGE EXISTE. AFINAL NÃO PEDIMOS NADA DE NINGUEM, APENAS O QUE TEMOS DIREITO.
UM ABRAÇO