sexta-feira, 9 de julho de 2010

O FUTURO DA ESCOLA DA LAGE

Já se sabe que o futuro das instalações hoje ocupadas pela escola EB1 Joaquim Matias, LAGE, irá passar pela extensão do Infantário "Chorão".
Sinceramente, julgo ser um espaço bem empregue, ou seja tudo aquilo que nos for possível colocar à disposição das crianças é excelente.
No entanto surge um problema que por certo dará muito que falar nos próximos tempos. Resumindo, nos últimos anos a "Santa Casa da Misericórdia de Oeiras" entidade que tutela o infantário Chorão, tem vindo a aceitar mais facilmente crianças de fora do que da própria Lage, sem que para isso exista uma explicação à primeira vista aceitável.
Muito se especula, nomeadamente com argumentos que garantem que a Santa Casa, escolhe as crianças apenas com base no rendimento dos pais. Por outras palavras, quem puder pagar mais.
Ora se recordar-mos que o espaço onde funciona o Infantário é um espaço publico, que foi em 1975 ocupado pela população, e mais tarde recuperado pela CMO com o fim de servir a própria população, levantam-se questões, nomeadamente saber "por que carga de água a população da Lage tem tanta dificuldade em colocar as suas crianças no espaço que afinal lhe pertence".
Esperamos que com o alargamento que se prevê, tudo mude de figura, porque se não, naturalmente que as coisas não vão correr muito bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário