domingo, 17 de maio de 2009

Noticias DN

Ordenamento

Oeiras legaliza bairros antes das eleições

por DANIEL LAM 15 Maio 2009

As dez áreas urbanas de génese ilegal com habitação de construção clandestina estão já a ser requalificadas, devendo ficar tudo pronto até Setembro, anunciou Isaltino Morais.

"Fica tudo praticamente pronto até Setembro deste ano", garantiu ao DN o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, referindo -se aos projectos em curso para requalificação e legalização das dez áreas urbanas de génese ilegal (AUGI) do seu concelho, que envolvem investimentos na ordem dos dois milhões de euros e cerca de quatro mil pessoas. "Ainda vai a tempo das eleições", gracejou, esboçando um largo sorriso.

Durante a manhã de ontem, o autarca parecia um autêntico guia turístico, a bordo de um autocarro cheio de elementos da câmara e jornalistas. Explicava que "à esquerda fica a parte já requalificada do Bairro da Laje e à direita ainda é preciso demolir umas casas para criar arruamentos e outras infra-estruturas".

Questionado pelo DN sobre a situação em que os moradores dessas casas vão ficar, Isaltino Morais esclareceu: "Vamos construir habitações mais acima para realojar as pessoas. É que aqueles espaços têm de ficar mesmo livres para essas infra-estruturas. Isto está a correr de forma pacífica."

Fez uma breve visita pela tal parte esquerda do bairro e, de facto, o resultado condiz com a descrição apresentada pelo autarca: "Isto ficou muito bonito, com uma zona de lazer, que parece uma sala de estar, com mesas e cadeiras por baixo de uma ponte, à beira de uma ribeira que até já tem enguias e patos. E há dez anos só havia aqui água suja."

Mais adiante, vai indicando "a Casa das Letras, inaugurada o ano passado, onde antes havia uma pedreira. Fez-se também um parque com jardim, anfiteatro e campo de futebol". Quando passou junto da escola local, as crianças correram para o gradeamento e fizeram uma autêntica festa à comitiva com o presidente da câmara. Isaltino gostou, conversou com a miudagem, agradeceu e despediu-se.

Nos bairros que visitou, o autarca parecia já estar em campanha autárquica, cumprimentando efusivamente os munícipes. Já no Casal da Choca, referiu que "é a maior AUGI do concelho, junto do Bairro dos Navegadores, que é o mais problemático. Só tem uma estrada e estão a ser construídos mais acessos que circundam o bairro". Mas frisou que o Ministério da Administração Interna refere que "Oeiras é o concelho mais seguro da área metropolitana de Lisboa".

Também "vai nascer aqui um supermercado e a câmara vai criar um lar para a terceira idade", anunciou. Quando viu um monte de ferro-velho no meio de um terreno, o autarca salientou que "o concelho de Oeiras tinha 20 sucateiros e agora só resta um".

As obras de requalificação envolvem dez AUGI, incluindo o Bairro da Laje, Casal da Choca, Leceia e Pedreira Italiana, numa área de 358 hectares com 881 construções. Os trabalhos implicam a construção de arruamentos, saneamento básico e outras infra-estruturas socioculturais e recreativas, desportivas e espaços verdes.

"Outras câmaras dão apoios para as associações de moradores requalificarem as AUGI, mas depois aquilo nunca mais se resolve como deve ser. Por isso, preferimos ser nós próprios a fazê-lo", explicou, enquanto conduzia as visitas a Leião, Leceia e Pedreira Italiana.

Já no final desta excursão, o autarca confessou que "pouca gente acreditava que seria possível transformar estas áreas".

1 comentário:

  1. São necessárias aqui algumas correcções, vamos lá ver.
    A zona da Lage visitada pela comitiva, mais concretamente o parque urbano fase IV, não é de todo uma AUGI (aglomerado urbano de génese ilegal). Devo lembrar que as habitações ali existentes, não só tem projecto aprovado, como licenças pagas e IMI em dia, por isso julgo existir aqui alguma imprecisão.
    Quanto ao nome da localidade, penso que está mais que na hora de corrigir esta situação, é que a localidade chama-se LAGE e não LAJE, e isto é fácil, basta ir á escola primária e reparar nos meninos do 1º ano que já sabem escrever LAGE. Faz-me lembrar uma pessoa que conheço que não se cansa de falar neste assunto.
    Agora uma nota final para os peixes e enguias no rio da Lage, é verdade que estão de volta, estão a receber de novo a sua velha casa, agora mais limpa. Parece um contra censo, os peixes recebem casa nova, os moradores preparam-se para ficar sem casa, estranho.
    ………….É verdade, os peixes não votam…………

    Zeca

    ResponderEliminar