domingo, 31 de maio de 2009

Escuridão na Lage

Já devem ter reparado, mas têm ocorrido com bastante frequência os apagões nocturnos na Lage. Refiro-me concretamente á iluminação pública.
Desconheço francamente de quem é a responsabilidade, mas que é de alguém, isso é de certeza.
Será aceitável nos dias que correm, as pessoas para sair á rua tenham que se munir de uma lanterna? Penso que não.
Eu gostava de ver se durante a apresentação de um qualquer candidato á Junta de freguesia de Porto Salvo, não houvesse iluminação pública para abrilhantar pela noite dentro, como seria?
Sede da freguesia, tão perto e afinal tão longe.
Tá bonito, tá………

terça-feira, 26 de maio de 2009

Proposta aprovada por unanimidade






PROPOSTA


Considerando a fase em curso de audição pública de interessados sobre o Projecto de Loteamento da Zona A do Bairro da Lage e a realização oportuna de uma Sessão Extraordinária da Assembleia de Freguesia de Porto Salvo;

Considerando todas as circunstâncias de implantação, crescimento e desenvolvimento do Bairro da Lage nas últimas décadas, muitas delas amplamente descritas e reconhecidas no âmbito do referido Projecto de Loteamento, nomeadamente o desregramento urbanístico por iniciativas particulares isoladas mas também a tolerância e passividade das autarquias ao longo destes anos todos no desenvolvimento destas situações;

Considerando que este Projecto de Loteamento é essencialmente de carácter urbanista, de planeamento e de dimensão técnica, sem discussões a esse nível neste órgão autárquico, que tem igualmente virtualidades e vantagens significativas e claras na sua implementação, mas que também envolve questões de natureza política, de natureza económica e social e questões humanas de particular relevância – direitos de habitação e de utilização e direitos patrimoniais de indemnização e de compensação -, dimensões essas a que este órgão autárquico não pode ficar indiferente, tendo mesmo a obrigação de intervir em defesa desses valores e de estar devidamente informado e ser devidamente esclarecido;

Considerando a necessidade da Assembleia de Freguesia acompanhar mais de perto o desenvolvimento e execução do presente Projecto, nomeadamente na parte que concerne à necessidade de melhor esclarecimento e definição concreta de questões pouco claras ou pouco definidas e à salvaguarda dos legítimos direitos e interesses sociais e humanos envolvidos no âmbito deste Projecto;


A Assembleia de Freguesia de Porto Salvo, nos termos do artigo 17º nº 1, alíneas f) e p) da Lei 169/99, de 18 de Setembro, reunida em 22 de Maio de 2009, em Sessão Extraordinária, realizada no Centro Cultural da Lage, delibera:


I - Louvar em termos genéricos a iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras de promover a requalificação e reordenamento do Bairro da Lage, quer a realizada nos últimos anos através de investimentos em algumas infra-estruturas e em equipamentos sociais, desportivos e culturais, quer em especial o actual Projecto de Loteamento da sua Zona A, amplamente identificada nos documentos camarários de planeamento;

II - Manifestar a sua preocupação pública pela não clarificação e esclarecimento de algumas medidas propostas no referido Projecto de Loteamento – designadamente condições de venda posterior dos lotes (artigo 13º do Regulamento do Projecto de Loteamento) - e pela não inclusão de algumas medidas de salvaguarda dos legítimos direitos e interesses patrimoniais dos particulares, empresas e instituições afectadas em matéria de justa indemnização e na área de definição de condições de realojamento ou reinstalação posterior de todos os afectados pelas transformações previstas no presente Projecto de Loteamento (artigo 12º do referido Regulamento);

III - Propor a criação com efeitos imediatos de uma Comissão Eventual da Assembleia de Freguesia de Porto Salvo para acompanhamento permanente do desenvolvimento e da execução do presente Projecto de Loteamento, com todos os poderes inerentes ao exercício das suas funções e atribuidos por Lei e Regimento, nomeadamente o de análise detalhada e profunda dos documentos em causa, audição de representantes dos interessados e função de representação autárquica junto da Câmara Municipal de Oeiras para esclarecimento, clarificação e defesa dos legítimos direitos patrimoniais e interesses sociais e humanos em causa, composta por 1 elemento efectivo e 1 elemento suplente de cada força política representada na Assembleia de Freguesia de Porto Salvo e integrada por um elemento designado pela Junta de Freguesia de Porto Salvo a título de observador;

IV - Enviar oficialmente a presente Proposta á Câmara Municipal de Oeiras para constar formalmente na audição pública em curso sobre este Projecto de Loteamento e dar dela conhecimento ao Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal e a todos os restantes Vereadores, à Assembleia Municipal de Oeiras e a todas as forças políticas representadas nesse órgão deliberativo municipal.



Lage, 22 de Maio de 2009



A Bancada do Partido Social Democrata



domingo, 24 de maio de 2009

NOTICIAS - AGENCIA LUSA

Esta informação tem sido divulgada por uma grande quantidade de meios de comunicação.


Oeiras: Moradores da Lage ameaçam boicotar eleições se autarquia não der garantias na demolição de casas

Oeiras, 23 Mai (Lusa) -- A população da Lage, área urbana de génese ilegal em Oeiras, criticou um projecto urbanístico que prevê a demolição de 14 casas e ameaçou boicotar as eleições se a autarquia não der garantias aos moradores.
Lusa


Oeiras, 23 Mai (Lusa) -- A população da Lage, área urbana de génese ilegal em Oeiras, criticou um projecto urbanístico que prevê a demolição de 14 casas e ameaçou boicotar as eleições se a autarquia não der garantias aos moradores.
O projecto de Loteamento da Zona A (à beira da ribeira da Lage) da área urbana de génese ilegal (AUGI) da Lage, a que a Lusa teve acesso, prevê que 14 dos 56 edifícios da área sejam demolidos devido a "condições de habitabilidade mínimas e/ou por estarem mal inseridos na malha urbana".
Na segunda Assembleia de Freguesia de Porto salvo (a que pertece o bairro), convocada para esclarecimento do Projecto de Loteamento, que decorreu sexta-feira no Centro Cultural do bairro, perante uma plateia com cerca de 130 moradores, Bruno Raposo, um morador que se descreveu como "a cabeça de cartaz da intervenção", apelou ao boicote das eleições.
"As pessoas têm de ter direito a alguma coisa, não são só promessas. Tirar as pessoas que moram cá há 50 anos sem explicar nada não pode ser. Vamos boicotar as eleições todas se for preciso", afirmou o morador perante a assembleia, ouvindo um aplauso da comunidade.
Todas as forças políticas com assento na assembleia municipal presentes na reunião (PS, CDU e Bloco de Esquerda) criticaram a ameaça dos moradores, apelando a uma maior participação da comunidade para que os problemas fossem resolvidos.
Um outro morador, Eduardo Martins, explicou à Assembleia de Freguesia que o "problema do projecto é a informação".
"Vamos ser transparentes nesta questão: quais são as casas e quando e para onde vão estas pessoas?", questionou.
Perante outras questões, o vereador do Urbanismo e das AUGI, Emanuel Martins, garantiu que os moradores poderão ser realojados em bairros municipais, explicando que o realojamento poderá ser feito, temporariamente, fora da Lage e que as rendas terão de ser pagas, mas que são questões que "não estão fechadas enquanto o projecto não estiver".
Segundo o projecto do loteamento, "os terrenos da Lage foram cedidos à Câmara Municipal de Oeiras pelo proprietário Joaquim Matias na condição de virem a servir para a habitação de pessoas mais necessitadas" e "a construção foi sempre tolerada pela autarquia".
Emanuel Martins voltou a falar em indemnizações a alguns moradores [ponto que já tinha sido discutido na primeira sessão de esclarecimento, em Fevereiro], assumindo a responsabilidade da Câmara que "foi tolerando a construção".
O vereador afirmou que todos os moradores consideram a intervenção "necessária" e lembrou que, no bairro há "alterações que têm de ser feitas", ao nível das infra-estruturas, "e que o projecto pode ajudar muito".
"Há aqui situações de segurança pública. Se um prédio cai, a quem é que se pede explicações? A autarquia não fez nada?", afirmou Emanuel Martins à comunidade.
O projecto de loteamento encontra-se em fase de apreciação pública até o fim de Junho, "procurando recolher sugestões para enriquecer o plano", que terá uma segunda versão e uma segunda fase de apreciação pública, disse à Lusa o vereador das AUGI.
Na assembleia de freguesia foi aprovada por unanimidade a criação "de uma comissão (...) para acompanhamento permanente do desenvolvimento e da execução do Projecto de Loteamento (...) composta por um elemento de cada força política representada na Assembleia de Freguesia", uma proposta do PSD/movimento Isaltino Mais à Frente (IOMAF).
SYP.
Lusa/fim

segunda-feira, 18 de maio de 2009

FESTAS NA LAGE


As festas na Lage continuam até final de Maio

Nos dias 29, 30 e 31 de Maio realizam as Festas de Nossa Senhora do Rosário
- 29 - Procissão de Velas e Noite de Fados
- 30 - Baile
- 31 - Missa, Procissão Solene e 1.ª Comunhão



domingo, 17 de maio de 2009

Noticias DN

Ordenamento

Oeiras legaliza bairros antes das eleições

por DANIEL LAM 15 Maio 2009

As dez áreas urbanas de génese ilegal com habitação de construção clandestina estão já a ser requalificadas, devendo ficar tudo pronto até Setembro, anunciou Isaltino Morais.

"Fica tudo praticamente pronto até Setembro deste ano", garantiu ao DN o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, referindo -se aos projectos em curso para requalificação e legalização das dez áreas urbanas de génese ilegal (AUGI) do seu concelho, que envolvem investimentos na ordem dos dois milhões de euros e cerca de quatro mil pessoas. "Ainda vai a tempo das eleições", gracejou, esboçando um largo sorriso.

Durante a manhã de ontem, o autarca parecia um autêntico guia turístico, a bordo de um autocarro cheio de elementos da câmara e jornalistas. Explicava que "à esquerda fica a parte já requalificada do Bairro da Laje e à direita ainda é preciso demolir umas casas para criar arruamentos e outras infra-estruturas".

Questionado pelo DN sobre a situação em que os moradores dessas casas vão ficar, Isaltino Morais esclareceu: "Vamos construir habitações mais acima para realojar as pessoas. É que aqueles espaços têm de ficar mesmo livres para essas infra-estruturas. Isto está a correr de forma pacífica."

Fez uma breve visita pela tal parte esquerda do bairro e, de facto, o resultado condiz com a descrição apresentada pelo autarca: "Isto ficou muito bonito, com uma zona de lazer, que parece uma sala de estar, com mesas e cadeiras por baixo de uma ponte, à beira de uma ribeira que até já tem enguias e patos. E há dez anos só havia aqui água suja."

Mais adiante, vai indicando "a Casa das Letras, inaugurada o ano passado, onde antes havia uma pedreira. Fez-se também um parque com jardim, anfiteatro e campo de futebol". Quando passou junto da escola local, as crianças correram para o gradeamento e fizeram uma autêntica festa à comitiva com o presidente da câmara. Isaltino gostou, conversou com a miudagem, agradeceu e despediu-se.

Nos bairros que visitou, o autarca parecia já estar em campanha autárquica, cumprimentando efusivamente os munícipes. Já no Casal da Choca, referiu que "é a maior AUGI do concelho, junto do Bairro dos Navegadores, que é o mais problemático. Só tem uma estrada e estão a ser construídos mais acessos que circundam o bairro". Mas frisou que o Ministério da Administração Interna refere que "Oeiras é o concelho mais seguro da área metropolitana de Lisboa".

Também "vai nascer aqui um supermercado e a câmara vai criar um lar para a terceira idade", anunciou. Quando viu um monte de ferro-velho no meio de um terreno, o autarca salientou que "o concelho de Oeiras tinha 20 sucateiros e agora só resta um".

As obras de requalificação envolvem dez AUGI, incluindo o Bairro da Laje, Casal da Choca, Leceia e Pedreira Italiana, numa área de 358 hectares com 881 construções. Os trabalhos implicam a construção de arruamentos, saneamento básico e outras infra-estruturas socioculturais e recreativas, desportivas e espaços verdes.

"Outras câmaras dão apoios para as associações de moradores requalificarem as AUGI, mas depois aquilo nunca mais se resolve como deve ser. Por isso, preferimos ser nós próprios a fazê-lo", explicou, enquanto conduzia as visitas a Leião, Leceia e Pedreira Italiana.

Já no final desta excursão, o autarca confessou que "pouca gente acreditava que seria possível transformar estas áreas".

O Sitio da CMO na internet - noticias

Oeiras investe nas AUGI

Câmara Municipal de Oeiras apresentou à comunicação social o investimento que está a realizar na requalificação e na reabilitação das Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI), no decorrer de uma visita que teve lugar a 14 de Maio.
Das dez AUGI existentes no concelho, os pontos de passagem foram os bairros da Laje, do Casal da Choca, de Leceia e da Pedreira Italiana, nos quais foi mostrada obra que está actualmente a decorrer, num investimento total que ascende a mais de 1 milhão e 700 mil euros.
O ponto de encontro foi junto ao edifício dos Paços do Concelho, de onde se seguiu para o Bairro da Laje, onde foi efectuada uma visita à obra do Parque Urbano Fase IV.

Seguiu-se para o bairro do Casal da Choca, para a ligação viária entre o referido bairro e o dos Navegadores. Foi também visitada a obra do Parque Urbano Fase I (Polidesportivo Descoberto).
Em Leceia, a atenção incidiu sobre a reperfilagem da Rua Luís de Camões.
Na Pedreira Italiana, após passagem pelo caminho pedonal e muro suporte e pela reformulação das ruas de Milão, Florença e Pádua, foi apresentado o ponto de situação da recuperação das AUGI no concelho, no Centro Cultural local.








texto e fotos - www.cm-oeiras.pt

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Corrida das Localidades

Aconteceu no dia 10 de Maio (Domingo), a corrida das localidades, inserida no troféu CMO.
Uma prova de atletismo que trouxe muita gente á Lage e pelo que me foi dado a ver correu de forma agradável. Poderia ter sido excelente, não fosse o facto de desta vez a prova decorrer numa “ilha”, uma ilha pois, é que a Lage só tem entrada e saída por uma estrada, que por incrível que pareça é uma ponte, exactamente, UMA PONTE.
E foi aqui que as coisas não correram tão bem como poderiam. A ponte esteve várias horas fechada, impedindo muita gente de sair ou de entrar na localidade. Gente houve que saiu cedo para trabalhar ou ir às compras e teve que regressar pelo seu pé.
Torna-se evidente que este tipo de actividades devem continuar a existir e até aumentar a frequência com que acontecem, mas também é de salientar que infelizmente a Lage, nem para fazer uma prova de atletismo tem condições que permitam que população e atletas possam conviver sem se mutuamente incomodar.
Mais triste é lembrar que a Lage teve em tempos duas (2) estradas de acesso, tanto para entrar como para sair da localidade, e após a construção da A5, essa alternativa desapareceu, sem que a CMO ou a Junta de Freguesia de Porto Salvo se mostrasse preocupada com tal situação.
Mas isto é tudo uma questão de perspectiva, pois poderemos sempre olhar para esta condicionante, e actuar como se de um condomínio fechado se tratasse.
E ai Lagenses podem estar certos que muita coisa melhorava, ao instalar uma portagem na ponte para quem entra, de 4 em 4 anos encheríamos os cofres de dinheiro só com as portagens pagas pelos políticos em campanha eleitoral.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Assembleia de Freguesia

A todos os Lagenses
Dia 22 de Maio de 2009 pelas 21:00h, realiza-se no Centro Cultural da Lage, uma Assembleia de Freguesia com o principal tema na ordem de trabalhos " PROJECTO DE LOTEAMENTO DA LAGE"

Por isso lembro que deve estar presente o maior numero possivel de moradores, pois é um assunto de interesse geral. É nestas ocasiões que devemos tentar esclarecer as nossas duvidas e se caso for ,tentar alterar as decisões que julgamos não estarem correctas.
VAMOS LÁ........pela LAGE

Festas na lage

Inicia-se este fim de semana na Lage as primeiras festas conjuntas de várias entidades da terra.
  • Dia 10 com o grande prémio de atletismo enserido no trofeu CMO

  • Dia 16 com a festa LAGE PARTY - evento destinado essencialmente aos jovens, com a exibição de uma banda residente- DENNISA & THE BOYS, a participação dos Rapers NUCLEO RESTRITO, e ainda a exibição HIP HOP de STREET SOLDIERS, acompanhados pelo DJ ARRIBA.

  • Dia 17 Encontro de folclore as 16:00h, com

"AS LAVADEIRAS DA RIBEIRA DA LAGE"

"RANCHO FOLCLORICO E ETNOGRAFICO DE CASAIS DE REVELHOS - ABRANTES"

" RANCHO TRADICIONAL DE CINFÃES- CINFÃES"

  • Dia 24 Festival de Folclore as 16:00h com

"GRUPO CORAL E INSTRUMENTAL NORTE SUL"

"OS MINHOTOS DA LAGE"

"RANCHO FOLCLÓRICO DE TONDELA”

"RANCHO FOLCLÓRICO DE ARCOS DE VALDEVEZ